O  consumismo desenfreado e desnecessário é chamado de oneomania: mania de comprar. Uma psiquiatra elaborou um teste com cinco perguntas para os consumidores saberem se sofrem deste mal.

Como saber se há um exagero na vontade de consumir? Uma psiquiatra elaborou um teste simples de detectar:

– você percebe se faz compras como forma de aliviar angústia, tristeza ou outra emoção negativa?

– mente pra encobrir o descontrole ou a quantia que gastou com compras?

– tem problemas financeiros causados por compras?

“Se você respondeu sim a duas perguntas, é possível que você seja um comprador compulsivo. Não é assim, você vai no shopping center pra comprar uma blusa e lá viu uma blusa bonita você tem dinheiro comprou a segunda blusa bonita. Não, é a pessoa que fica se preocupando o tempo inteiro. É a pessoa que sente uma compulsão por comprar, que quando vai, compra seis blusas, e não usa”, diz Analice Giglioti.

“Eu já cheguei ao extremo de entrar numa loja, vir ao shopping e comprar em 10 lojas, em três lojas tudo que eu achei que devia comprar. Sem necessidade. E gastar em torno de uns cinco mil reais”, Claudia Cruz, funcionária.

O consumismo desenfreado e desnecessário é uma doença: a oneomania – mania de comprar. Por isso para segurar o impulso o comprador compulsivo:

– deve evitar andar com cartões de crédito e talões de cheque.

– só deve sair com pouco dinheiro no bolso.

– e quando for a um shopping é sempre bom ter a companhia de um amigo para ajudar a manter o controle. Porque são muitas as tentações.

“Ela te chama, você passa, olha, é aquela bolsa… Ela fica ali, na tua cabeça, martelando. Aí quando você se vê você já está dentro da loja saindo feliz da vida com aquela bolsa rodopiando, andando”, conta Claudia.

Cláudia faz tratamento psiquiátrico há seis meses em um grupo de apoio a compradores compulsivos. Sabe que a doença não tem cura mas tem controle.

“Não durmo mais com aquele balãozinho na cabeça compre-me, compre-me, compre-me. Você vê que você não tem necessidade de tanta coisa”, completa Claudia.

Faça o teste

1) Você tem preocupação excessiva com compras?

2) Muitas vezes acaba perdendo o controle comprando mais do que deveria ou poderia?

3) Já tentou e não conseguiu reduzir ou controlar as compras?

4) Você percebe se faz compras como forma de aliviar angústia, tristeza ou outra emoção negativa?

5) Mente para encobrir o descontrole ou a quantia que gastou com compras?

6) Tem problemas financeiros causados por compras?

Fonte: Globo- Jornal Hoje

Anúncios